terça-feira, 4 de maio de 2010

A expanção da língua portuguesa




A língua portuguesa foi transportada para os territórios colonizados durante a Expansão extra-europeia. Quando a expansão começou, no início do séc. XV, a língua acabava de sair de uma outra fase de expansão territorial, que a transportara até ao Algarve desde o seu berço: as terras galegas e nortenhas.
Com mais de 260 milhões de falantes, o português é, como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul das que usam o alfabeto latino. Além de Portugal, é oficial em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 13 de Julho de 2007, na Guiné Equatorial, sendo também falada nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor, Gogolá, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli) e em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português na Ásia como Malaca, na Malásia e na África Oriental como Zanzibar, na Tanzânia. Possui estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul, na União Africana, na Organização dos Estados Americanos, na União Latina, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP). Por viver com muitas dificuldades, parte da população do nosso país procurou terras mais ricas. Durante muito tempo foram o Brasil, a Venezuela, a África do Sul e as colónias de Angola e Moçambique as terras mais escolhidas pelos nossos emigrantes. A partir da década de 60, a emigração é feita, principalmente, para países da Europa: França, Alemanha, Luxemburgo e Suíça. Os habitantes das regiões autónomas dos Açores e da Madeira procuraram melhores condições de vida principalmente nos Estados Unidos e Canadá.

Fontes:
http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/brevesum/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa


Reflexão.
A língua portuguesa é falada em muitos cantos do mundo e os primeiros responsáveis foram os portugueses na sua expansão. Na Europa também existem muitas comunidades de portugueses espalhadas por vários países que falam o português mas a meu ver o maior responsável por o português ser a 5ª língua mais falada no mundo e haver muita informação na internet em português é sem dúvida o Brasil.
Para mim é importante que a língua portuguesa seja conhecida e que se fale em muitos sítios e por muita gente porque é uma mais-valia para quem a fala e é o melhor passaporte que Portugal tem para ser reconhecido em todo o mundo. Se apenas se falasse português em Portugal não conseguíamos projectar a nossa cultura e história ao mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário